domingo, 7 de agosto de 2011

Fenômenos Periódicos:

O que são?
  • Chamamos de um fenômeno de periódico aquele que se repete sempre após o mesmo intervalo de tempo. Um exemplo mais simples de um fenômeno de periódico é o dia. O movimento do Sol que aparecer pela manhã e se por no fim da tarde até novamente aparecer de novo, determina o que chamamos de dia. Um outro conceito que ajuda a complementar esse é que os fenômenos periódicos são aqueles que se repetem periodicamente ou seja, a cada período inteiro.
Por que são importantes?
  • Os fenômenos periódicos podem ser muito úteis para medir a passagem do tempo. Os corpos celestes foram muito importantes por que, entre eles, há diversos que executam um movimento periódico que podem ser percebidos por nós e por isto, foram utilizados para construir o nosso calendário. Estando na Terra, como nós estamos, e olhando para o céu nós podemos perceber muitos movimentos periódicos. Os mais fáceis de observar são os movimentos do Sol e da Lua. Muitos fenômenos ou situações que estão presentes em nosso dia a dia são periódicos, isto é, de tempos em tempos se repetem, e um outro exemplo que colabora com essa afirmação é o nascer do sol e por do sol.
  • Um outro bom exemplo é a função sen x pois a cada período de 2π tudo volta a se repetir:
  • sen 0 = 0, sen 90º= 1 , sen 180º= 0, sen 270º= -1, sen 360º(ou 0º) = 0.
  • A partir daí mais uma volta completa (2π), onde todos os valores se repetem  sucessivamente.
  • As fases da lua: A cada 28 dias se repetem: fenômeno físico periódico. (período - 28 dias) - (4 fases - nova, crescentes, cheia e minguante- que duram sete dias cada uma 4 x 7 = 28 dias).
Curiosidades: As funções trigonométricas podem ser modelos matemáticos de vários fenômenos que se repetem como as variações diárias na temperatura da atmosfera terrestre, a pressão sanguínea do coração e o nível de água em uma bacia marítima devido à sua periodicidade.

7 comentários:

  1. devia ter mais coisas relacionadas com o fenômeno periodico, como: os gráficos representando como é, e muito mais porque não diz tudo o que as pessoas querem saber.....

    ResponderExcluir
  2. Pra mim esta ótimo! Simples, claro e objetivo, pra se aprofundar mais é preciso somente estudar mais!

    ResponderExcluir
  3. Pra mim as informações que o site contem são ótimas e serviu para o trabalho.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Mtos erros de português hein , mas o artigo até que me serviu ✌

    ResponderExcluir