sábado, 13 de agosto de 2011

A história da Trigonometria...


Para iniciar o conteúdo “Trigonometria”, apresentaremos várias informações que resumem a origem.
Em primeiro lugar, o significado do nome: ‘trigonometria ’ que vem do grego:
                                                 tri - três
                                               gono - ângulo
                                             metrien – medida
  • A origem da Trigonometria surgiu quando os astrônomos tiveram a necessidade de medir distancias inacessíveis. O astrônomo grego Aristarco de Samos (310 a.c. - 230 a.c.) foi um dos primeiros a calcular as distâncias que separam a Terra, a Lua e o Sol; para isto ele usou relações entre as medidas dos lados e as medidas dos ângulos internos de triângulos retângulos, denominadas: seno, cosseno e tangente. A parte da matemática que estuda essas relações recebe o nome de trigonometria,  e a ferramenta auxiliar utilizada para o seu desenvolvimento é o triângulo. Com isso os astrônomos calcularam a medida do raio da Terra, a distância da Terra à lua e a distância da Terra ao sol. 
  • A história da trigonometria torna-se incerta. Entretanto, pode-se dizer que o início do desenvolvimento da trigonometria se deu principalmente devido aos problemas gerados pela Astronomia, Agrimensura e Navegações, por volta do século IV ou V a.C., com os egípcios e babilônios. É possível encontrar problemas envolvendo a cotangente no Papiro Rhind e também uma notável tábua de secantes na tábula cuneiforme babilônica Plimpton 322.

- Papiro Rhind, Museu de Londres.

  • A palavra trigonometria significa medida das partes de um triângulo visto um pouco do significado já acima). Não se sabe ao certo se o conceito da medida de ângulo surgiu com os gregos ou se eles, por contato com a civilização babilônica, adotaram suas frações sexagesimais. Mas os gregos fizeram um estudo sistemático das relações entre ângulos - ou arcos - numa circunferência e os comprimentos de suas cordas, como na imagem abaixo:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário