domingo, 7 de agosto de 2011

Amplitude, Domínio, Período e Imagem:

Amplitude
A amplitude é a metade da distância vertical entre um ponto mínimo a um ponto máximo, ou seja: A = (ymax - ymin).

Domínio
O conjunto D, chamado de domínio da função, é o conjunto onde a função é definida, ou seja, ele contém todos os elementos x para os quais a função deve ser definida, sendo um conjunto de saída, ou seja, o conjunto dos elementos que utilizamos como x na função.


Para reforçar o entendimento sobre o conjunto D, é necessário ressaltar algumas informações básicas:

Quando uma questão pergunta o domínio de uma função, é correto responder qual é o maior domínio possível para aquela função.
Exemplo: Qual o domínio da função real f(x) = 2x+3?
Bom, a resposta correta seria: D={2, 3, 4, 5}, pois são todos os valores possíveis de ser colocado em f(x). Porém, este é um possível domínio para f(x), mas não seria o maior domínio possível, pois eu poderia ter falado a seguinte representação:D={2,3,4,5,6,7}, pois o domínio é composto por todos os números naturais. Mas, existe um conjunto que é maior do que os naturais e que pode ser colocado, respectivamente, na função , que é o conjunto dos números reais, no qual nenhum número real está proibido de ser substituído por x nesta função.
Assim, para a função real f(x)=2x+3 o domínio é D=R.

Período
À distância entre dois pontos máximos ou o intervalo de repetição da função denominamos período.

Imagem
Um outro elemento importante dos gráficos é o conjunto imagem, ou seja, o intervalo de variação da função. Para os gráficos das funções de Seno e Cosseno, o conjunto imagem é [-1,1], devido a amplitude que é 1.

Abaixo, encontra-se a representação da amplitude e período de um gráfico:



11 comentários: